quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

ANO DA VIDA CONSAGRADA

Ano da Vida Consagrada
Alegrai-vos... fostes encontradas(os), alcançada(os) e transformadas(os) pela Verdade que é Cristo. (ref. Carta Circular aos Consagrados e às Consagradas)


Ato de consagração em 2009 - Imposição do sinal por nossa madrinha (in memória) Ana Lizarralde (Uruguai)

No dia 30 de novembro de 2014 o Papa Francisco proclamou o Ano da Vida Religiosa e Consagrada, o encerramento acontece no dia 02 de fevereiro de 2016. Portanto, temos um longo caminho para percorrer, aprofundando o sentido e a importância da vida consagrada no meio do povo de Deus.
Gostaria de salientar neste pequeno texto algumas expressões mencionadas pelo próprio Papa Francisco a respeito dos consagrados. Sua Santidade afirma: "Gostaria de dizer-vos uma palavra e a palavra é alegria. Onde estão os consagrados, há sempre alegria”.
O Papa afirmou que a radicalidade é pedida a todos os cristãos, mas os religiosos e consagrados são chamados a seguir o Senhor de uma forma especial. “Eles são homens e mulheres que podem acordar o mundo. A vida consagrada é uma profecia”.
Outra colocação primordial é em relação a formação dos consagrados: “O objetivo é formar consagrados que tenham um coração terno e não ácido como vinagre”, alertou o nosso Pastor.
Destacou, também, sobre a relação das Igrejas particulares com os religiosos, o Papa disse conhecer bem os problemas e conflitos. “Nós bispos, precisamos entender que as pessoas consagradas não são um material de ajuda, mas são carismas que enriquecem as dioceses”.
Enfim, essas e outras tantas colocações servirão de pontos de referência no decorrer do ano de 2015, onde toda a Igreja é convocada a rezar, refletir e pensar sobre a vida consagrada, pessoas que deixam tudo para seguir Jesus Cristo na radicalidade e ajudar na difusão do Reino de Deus, sendo sinal da vida eterna no hoje da história.
Aproveitamos o momento para solicitar que os SAVs paroquiais, catequistas, os padres e os demais agentes de pastoral falem sobre a riqueza da Vida Religiosa e Consagrada, motivem a comunidade a rezar e incentivem e apoiem as vocações à Vida Consagrada.
Que esse tempo seja favorável para despertar novas vocações e expansão dos Carismas existentes em nossa Diocese, pois quem encontrou o Senhor e o segue com fidelidade é um mensageiro da alegria do Espírito. Cidinha Maria - Fundadora da CVVD







Um comentário:

  1. nossa Cidinha amei ver este blogs , muito bacana mesmo as imagens as fotos e os testemunhos, também fiquei feliz por vc ter publicado o meu testemunho, me senti inportante para Jesus agora. lindo mesmo

    ResponderExcluir